FileSender

Filesender

O FileSender é uma forma segura para partilhar grandes ficheiros até 100GB com qualquer pessoa.

Trata‐se de um sistema implementado pela FCCN destinado ao intercâmbio de ficheiros de grande dimensão (em especial dentro da rede académica nacional ‐ RCTS).

O serviço permite a transferência de ficheiros com maior segurança e velocidade do que a efetuada via correio eletrónico (que não foi concebido para este tipo de operação e tem limitações relativamente pequenas na dimensão dos ficheiros enviados).

É mais seguro e rápido por ser um serviço da RCTS (FCCN), o que não acontece quando utiliza sistemas/serviços externos semelhantes.

Esta plataforma utiliza o Sistema de Federação de Contas RCTSaai gerido pela FCCN (a sua conta valida-o em sistemas externos). Veja aqui mais informação sobre o login Federado.

Limites de Utilização

Número máximo de destinatários de correio eletrónico: 100 (os endereços de correio eletrónico deverão ser separados por ponto e virgula).

Tempo disponível para descarregar o ficheiro: máximo 60 dias (após esta data os ficheiros são apagados e não é feita copia de segurança).

Número de ficheiros a enviar: 1 (pode comprimir vários ficheiros num único tipo 7zip, zip, rar, e outros).

Tamanho máximo para o envio de ficheiros: 100 GB.

Upload de Ficheiro

O envio do ficheiro (upload) para o Filesender consiste em carregar um ficheiro e enviar uma notificação via correio eletrónico para o destinatário. Esta notificação contém um a ligação para que o destinatário possa descarregar o ficheiro. No “upload” de ficheiros, são suportados ficheiros com grandes dimensões (o tempo do carregamento do ficheiro depende do tamanho do mesmo). No Internet Explorer os uploads só funcionam com ficheiros até 2 GB devido a menor suporte do HTML‐5 no IE e, como tal, aconselhamos a utilizar o Firefox ou Chrome (ultima versão).

Instruções de Utilização

Navegue até ao site https://filesender.fccn.pt/ e clique em "Logon".

Escolha a sua instituição de Origem utilizando a seta preta.

Escolha a sua instituição.

Introduza o utilizador (usando o seu correio eletrónico) e a palavra-passe da sua conta FCUL (@fc.ul.pt ou @alunos.fc.ul.pt).

Confirme se pretende disponibilizar a sua informação pessoal.

No campo “To:” digite o endereço de correio eletrónico para quem vai enviar o ficheiro.

No campo “Expiry date:” (data de expiração) selecione a data até à qual o ficheiro está disponível.

Escolha o ficheiro que pretende enviar.

Aceite as condições e clique no botão “Send” (enviar).

No final do envio recebe uma notificação na sua conta de correio eletrónico.