“Homem do mar” em foco no ERC

“The Medieval and Early Modern Nautical Chart: Birth, Evolution and Use”

“The Medieval and Early Modern Nautical Chart: Birth, Evolution and Use” propõe resolver questões fundamentais em aberto na História da Cartografia relativas à génese, evolução técnica e utilização das cartas náuticas medievais e do período pré-moderno

Joaquim Alves Gaspar

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) destaca este mês uma entrevista com Joaquim Alves Gaspar, membro integrado do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), distinguido em 2016 com uma starting grant, a primeira a ser atribuída a um membro de Ciências.

Com o foco da investigação nas Ciências Náuticas e na Cartografia, na entrevista publicada, o investigador principal do projeto “The Medieval and Early Modern Nautical Chart: Birth, Evolution and Use” é apresentado como “homem do mar”. O ERC elogia ainda a equipa, classificando o local onde trabalham como “o melhor lugar em Portugal, e provavelmente do mundo, para estudar a história da cartografia náutica”.

Joaquim Alves Gaspar vê o reconhecimento do ERC com satisfação e orgulho. “É o resultado do enorme esforço que temos vindo a fazer para tornar o nosso projeto e, em geral, a História da Cartografia, visíveis e apreciados ao mais alto nível internacional”, comenta.

 "The Medieval and Early Modern Nautical Chart: Birth, Evolution and Use" propõe resolver questões fundamentais em aberto na História da Cartografia relativas à génese, evolução técnica e utilização das cartas náuticas medievais e do período pré-moderno. O projeto deverá estar concluído em 2022.

Até ao momento vários artigos foram submetidos e aceites em revistas internacionais e a equipa tem recebido formação em Latim e em métodos de análise cartométrica. Também está a ser desenvolvido um sistema de informação sobre cartas náuticas antigas. Joaquim Alves Gaspar refere que o sistema irá ser disponibilizado a colegas de todo o mundo. No âmbito desta investigação realiza-se nos dias nos dias 7 e 8 de junho, no Instituto Hidrográfico, em Lisboa, um workshop sobre a génese da cartografia náutica medieval, onde participam os especialistas mundiais sobre a matéria, como Tony Campbell (UK), Catherine Delano-Smith (UK), Corradino Astengo (IT), Richard Pflederer (USA).

"O destaque dado pelo ERC a este projeto, e o modo como o classifica e elogia, são motivo de grande alegria não só para o investigador principal e a sua equipa, mas também para o Departamento de História e Filosofia das Ciências (DHFC)  e o CIUHCT, e na verdade para toda a FCUL. Este é o tipo de impacto e reconhecimento internacional que deve caracterizar a investigação da Faculdade.”
Henrique Leitão, presidente do DHFC de Ciências e  membro do CIUHCT

ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt