Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano"

Perspetivar o futuro da alimentação nas áreas urbanas num mundo em mudança

Auditório do CIUL, Lisboa

A 3.ª Sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano que o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) organiza em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), abordará o tema “Perspetivar o futuro da alimentação nas áreas urbanas num mundo em mudança” e contará com intervenções de Isabel Loupa Ramos (IST-ULisboa), Jorge Gaspar (CEG-IGOT/ULisboa) e Paulo Morgado (IGOT-ULisboa).

Como planear o futuro da alimentação, sobretudo nas áreas urbanas que se multiplicam e crescem continuamente, e que como tal dependem fortemente de abastecimento exterior? A crise alimentar de 2008 – quando um ano de má colheita de cereais a nível mundial coincidiu com um aumento do preço do petróleo deixando as prateleiras de Lisboa vazias de frescos – mostra o potencial destas causas para que uma súbita escassez de provisionamentos volte a ocorrer com maior frequência e eventualmente, com maior intensidade. Discutir o futuro com o objetivo de equacionar futuros alternativos, por forma a poder avaliá-los, e identificar futuros desejáveis é o caminho para esse futuro. O processo de construção de cenários, envolvendo todos os agentes, num processo de cooperação e de identificação de ações, mostra um potencial mobilizador da sociedade. Contemplando métodos qualitativos e quantitativos, com o intuito de obter resultados mais inteligíveis para o público e contribuir para tomadas de decisão mais eficazes, procura-se responder a algumas perguntas fundamentais: (i) quais são as ameaças para o abastecimento alimentar das áreas urbanas? (ii) qual o papel da Academia? (iii) o que irá acontecer mantendo as mesmas políticas e práticas: consequência BAU (Business as usual)? (iv) Avaliar o BAU – criar cenário desejável. Como? (v) backcasting – quais as políticas e agentes a mobilizar? (vi) como lidar com catástrofes – ruturas de abastecimento?

Este Ciclo reúne, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente é abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

Inscrições: Entrada livre, mediante registo prévio (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt - limitado à capacidade da sala).

18h00