Sessão de esclarecimento sobre a Comissão de Ética para Recolha e Proteção de Dados de Ciências

Auditório da FCiências.ID, Lisboa

Nesta sessão, será apresentada a necessidade e área de ação da comissão, e seu código de procedimentos. A comissão ficará depois disponível para questões da audiência.


Em julho de 2017 foi criada a Comissão de Ética para Recolha e Proteção de Dados de Ciências, cujo objetivo é validar eticamente os procedimentos relativos à realização de estudos não-clínicos com humanos, nomeadamente no que diz respeito à garantia do seu bem-estar, direito à privacidade e anonimato, e que estes sejam tratados com respeito e integridade.

A investigação não-clínica com humanos pode assumir uma variedade de formas, desde a realização de questionários (presenciais ou online) e entrevistas, a realização de avaliações de novas soluções, em ambiente laboratorial ou real. Esta inclusão de humanos na investigação, e os possíveis impactos negativos nas pessoas que nela participam, levaram à criação de vários códigos de conduta ética, como são exemplos os da IEEE, ACM, APA, BPS, ou UxPA. Tornou-se também uma boa prática a validação prévia destes estudos, à semelhança das áreas clínicas e outras, perante uma comissão independente.

Seguindo as melhores práticas internacionais, Ciências disponibiliza à sua comunidade a Comissão de Ética para Recolha e Proteção de Dados de Ciências (CERPDC), que avaliará em período útil, não superior a um mês, todos os pedidos de parecer submetidos. A página da CERPDC disponibiliza exemplos de consentimentos informado, folheto informativo para participantes, bem como um formulário de submissão. Está ainda disponível um registo breve de pareceres aprovados, com informação considerada pública pelos investigadores principais dos respectivos estudos, para consulta pela comunidade.

14h00