Os textos bíblicos são vagos sobre o que deveras aconteceu. Não contêm informação rigorosa que permita descortinar os eventos que ocorreram e, por isso, as interpretações possíveis são diversas.
Nesta conversa serão apresentados e discutidos os dados que existem na Bíblia, assim como as diversas hipóteses que envolvem o que terá sido a "Estrela de Belém”. Isso passa por determinar a data do nascimento de Cristo e enquadrá-la na história local da região, que estava dominada pelo Império Romano. O fenómeno astronómico em si também sofreu diversas hipóteses de interpretação, que serão debatidas na sua plausibilidade. Por fim, chegaremos à conclusão, para além de todas as dúvidas, que a “Estrela de Belém” foi mesmo…. apareça!
Nota biográfica:
Rui Agostinho é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e fez o doutoramento em Física e Astrofísica na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, EUA. É membro de várias associações científicas nacionais e internacionais: Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Astronomia, União Astronómica Internacional e Sociedade Astronómica Europeia. Foi, durante mais de uma década, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.
2ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.