Investigadores alertam para a necessidade de estudo mais aprofundado dos ecossistemas da Bacia do Mediterrâneo

Companhia das Lezírias, Samora Correia

Pedro Pinho

As consequências da poluição e das alterações climáticas não podem ser dissociadas, mas esta interação ainda não é tida em conta no desenvolvimento de novas políticas de preservação ambiental.

A poluição atmosférica na Bacia do Mediterrâneo ocorre sobretudo na forma de partículas, deposição de azoto e ozono troposférico, que têm origem em atividades industriais, construção, emissões de veículos e práticas agrícolas. No contexto europeu, esta poluição é exacerbada pelas secas mais frequentes e pela estabilidade típica de massas de ar na região, com consequências importantes para a saúde humana e para os ecossistemas. Infelizmente, os efeitos desta interação sobre a estrutura e função dos ecossistemas mediterrânicos ainda não foram adequadamente quantificados e, portanto, as suas consequências são mal compreendidas.

É evidente a urgência de implementar plataformas experimentais comuns e redes de investigação coordenadas na região do Mediterrâneo, juntamente com redes de monitorização ambiental mais amplas e mais representativas. Pretendemos que o CAPERmed seja um catalisador para que isto aconteça, reunindo a comunidade científica focada em ecossistemas do Mediterrâneo neste esforço..

Silvana Munzi, coprimeira autora do estudo e investigadora do cE3c

É necessário estabelecer redes de monitorização mais robustas e de larga escala para avaliar o impacto das alterações climáticas e da poluição atmosférica na Bacia do Mediterrâneo, refere comunicado de imprensa do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

O alerta é dado pelo CAPERmed - Comité para a Investigação sobre os Efeitos da Poluição Atmosférica sobre os Ecossistemas Mediterrânicos, um grupo de trabalho com mais de 30 investigadores europeus que se reuniu pela primeira vez em 2014 em Ciências e do qual fazem parte vários membros desta faculdade.

O estudo “Ecological impacts of atmospheric pollution and interactions with climate change in terrestrial ecosystems of the Mediterranean Basin: Current research and future directions” será publicado no volume 227 da "Environmental Pollution", em agosto deste ano e é assinado por 34 investigadores. São eles: Raúl Ochoa-Hueso, Silvana Munzi, Rocío Alonso, María Arróniz-Crespo, Anna Avila, Victoria Bermejo, Roland Bobbink, Cristina Branquinho, Laura Concostrina-Zubiri, Cristina Cruz, Ricardo Cruz de Carvalho, Alessandra De Marco, Teresa Dias, David Elustondo, Susana Elvira, Belén Estébanez, Lina Fusaro, Giacomo Gerosa, Sheila Izquieta-Rojano, Mauro Lo Cascio, Riccardo Marzuoli, Paula Matos, Simone Mereu, José Merino, Lourdes Morillas, Alice Nunes, Elena Paoletti, Luca Paoli, Pedro Pinho, Isabel B. Rogers, Arthur Santos, Pierre Sicard, Carly J. Stevens e Mark R. Theobald.

Marta Daniela Santos, cE3c com ACI Ciências