José Pedro Mimoso é um dos 150 revisores científicos distinguidos em 2017 pela APS

Ciências

José Pedro Mimoso será homenageado no âmbito deste programa em duas cerimónias públicas marcadas para 13 de março, em Nova Orleães e 29 de abril, em Washington.

A American Physical Society (APS) já anunciou a lista de homenageados pelo "Outstanding Referee Program" em 2017 e José Pedro Mimoso, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, é um deles.

Este ano o reconhecimento é atribuído a 150 revisores científicos. Além de José Pedro Mimoso, também Alexander Goltsev, professor de Física da Universidade de Aveiro foi distinguido este ano com o referido título.

Até ao momento a APS já distinguiu o trabalho de dez revisores científicos associados a universidades portuguesas, como é o caso dos dois galardoados deste ano e de Pedro Pina Avelino, em 2016; Vitor Cardoso e Paolo Pani, ambos em 2015; Orfeu Bertolami, em 2013; Robertus Potting, em 2012; J. Lemos, em 2010; Pedro G. Lind, em 2009 e Paulo Ivo Cortez Teixeira, em 2008.

José Pedro Mimoso
Fonte IA

Segundo notícia publicada no site do IA, José Pedro Mimoso centra a sua investigação na natureza da matéria escura e da energia escura, na dinâmica do Universo a larga escala, e nas teorias da gravidade modificadas, colaborando há mais de vinte anos com as publicações da APS.

O "Outstanding Referee Program" existe desde 2008 e visa reconhecer anualmente e a nível mundial o valor do trabalho de alguns dos seus revisores científicos na avaliação dos artigos submetidos a publicação. A APS publica algumas das revistas de maior impacto na área da Física, como é o caso da "Physical Review" e da "Physical Review Letters".

“O que é interessante em ser reviewer é que se a pessoa tiver uma certa flexibilidade – e eu tenho – acaba por ser obrigada a estudar alguns temas um bocadinho ao lado daqueles em que habitualmente trabalha. Acabo por aprender bastante.”
José Pedro Mimoso