Seminário Ciência e Império

A Agenda Política de um Zoólogo: A investigação sobre fauna Africana no Museu Nacional de Lisboa, final do século XIX

Catarina Madruga, CIUHCT/FCUL

Instituto de Ciências Sociais da ULisboa (piso 0, sala 2)

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Resumo: Na década de 1870. a Europa virou o seu olhar colonizado. para África. No contexto (e exercício) desta dominação imperial várias agendas cientificas se desenvolveram para sustentar os argumentos políticos e diplomáticos. Nesta apresentação farei uma descrição do projeto do zoólogo José Vicente Barbosa du Bocage (.1823-.1907) para a publicação de uma “Fauna das possessões portuguesas da África Occidental”, com o objetivo de contextualizar este projeto no quadro da co construção do discurso científico e das agendas politicas do momento histórico.

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT