Seminário

Desenvolvimento de uma ferramenta de análise e reporte para vigilância epidemiológica com base na rede Médicos Sentinela

Sala 6.4.30, FCUL, Lisboa

Seminários por alunos do Mestrado em Bioestatística (Disciplina Seminário de Bioestatística).

Por Vasco Manuel Domingues Carvalho Guerra [orientadores: Maria Salomé Cabral (DEIO-FCUL) e Ana Paula Rodrigues (INSA)].

Abstract: A Rede Médicos-Sentinela, criada no início dos anos 90, é um sistema de observação em saúde constituído por médicos de Medicina Geral e Familiar. Esta rede tem como finalidade descrever a evolução de problemas de saúde na população portuguesa contribuindo assim para: a vigilância em saúde (em especial da gripe), a caracterização do estado de saúde da população portuguesa e o desenvolvimento de estudos de investigação epidemiológica. Assim, é necessária a criação de uma ferramenta informática, que permita o tratamento e análise estatística dos dados fornecidos pela rede, sendo este o objetivo principal deste trabalho. Pretende-se ainda capacitar o programa da possibilidade de introduzir ou fazer uso de novas metodologias de análise estatística.

Palavras-chave: Vigilância; Saúde Pública; Rede Médicos-Sentinela; Epidemiologia.


Ver também: Seminários por alunos do Mestrado em Bioestatística (fevereiro 2017):

10h30