Opinião

Colégio de Química da Universidade de Lisboa

Pormenor da Tabela Periódica no átrio do C8

Ciências

Objetivos do Colégio de Química

O Colégio de Química tem por objetivos promover:

  • A coesão na ULisboa e o melhor aproveitamento dos seus recursos humanos e materiais;
  • A colaboração entre as escolas da ULisboa, no ensino e na investigação;
  • A colaboração entre as escolas da ULisboa e o exterior, designadamente no que se refere aos ensinos superior e secundário e ao sector empresarial;
  • A Química em todas as suas vertentes científicas e tecnológicas;
  • A interdisciplinaridade dos vários domínios da Química;
  • A transdisciplinaridade da Química com outras ciências em que desempenha um papel fundamental, tais como as ciências dos materiais, biológicas, farmacológicas, medicinais, agronómicas e florestais, e do ambiente.

Teve lugar a 27 de outubro no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa (ULisboa) o lançamento oficial do Colégio de Química, o primeiro colégio da ULisboa aprovado na área das Ciências Exatas.

O Colégio de Química pretende congregar docentes e investigadores das várias escolas da ULisboa com atividade em Química, contribuindo, assim, para a coesão e o melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais da universidade no âmbito do ensino e da investigação.

O Colégio está organizado em quatro divisões (Energia e Ambiente, Materiais, Tecnologia e Indústria e Vida e Saúde) mas podem vir a ser criadas outras. É de realçar que por altura do lançamento existiam já mais de 200 manifestações de interesse na adesão ao Colégio de Química.  Este facto permite prever que o Colégio será capaz de articular as múltiplas competências na área da Química existentes na ULisboa criando uma nova dinâmica inter-escolas que conduza à multiplicação de iniciativas conjuntas e inovadoras a nível de programas doutorais, projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico etc.. Está, por exemplo, previsto no âmbito das atividades do Colégio o estudo da criação de um Instituto de Química na ULisboa. A constituição do Colégio de Química poderá, assim, dar um contributo importante para tornar ainda mais competitiva uma área com uma longa tradição na ULisboa e de reconhecido mérito internacional. Espera-se desse modo consolidar a posição de referência da ULisboa na área da Química a nível nacional e ampliar também o seu papel em consórcios internacionais.


Carlos Nieto de Castro, Manuel Minas da Piedade e Maria José Calhorda

A proposta de criação do Colégio foi elaborada por uma comissão que integrava docentes de Ciências (FCUL), Técnico (IST), Farmácia (FFUL), Medicina (FMUL), Agronomia (FAUL), e Motricidade Humana (FMHUL).

 

Maria José Calhorda, Carlos Nieto de Castro, Manuel Minas da Piedade, professores do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt