Crónica de uma viagem

Diário de bordo - Parte II

Sedimento

Cedida por Fernando Barriga

Fernando Barriga
Fonte Sebastian Graber

Por aqui o ritmo acelera. Continuamos a ter operações em rápida sucessão, 24 horas por dia. A batimetria prossegue em bom ritmo, bem como a colocação dos OBEM (já só falta um). O AUV produz mapas de vários tipos, incluindo temperatura, Eh, etc., na água, com detecção de anomalias a várias dezenas de metros de altitude.

O TV Grab Hybys está na água, para obter imagens da colocação dos OBS (Ocean Bottom Seismometers), tenho que ir espreitar as imagens que vão chegar em tempo real.

O core 01 foi um sucesso, temos 1, 22 metros de sedimento acastanhado, e terminou em basalto alterado.

Tivemos um problema com os cores seguintes, os dois últimos, a noite passada, chegaram vazios. Esta noite vamos repetir pelo menos um deles, com modificações da operação.

Entretanto conseguimos dormir umas horas (principalmente a Sofia, que estava a cair de cansaço). Agora estamos a preparar as amostras para o PIMA (Portable Infrared Mineral Analyser), difracção de raios X e fluorescência de raios X, queremos ter resultados antes dos novos cores chegarem ao deck.


Sofia Martins
Fonte Fernando Barriga

E por agora é tudo. Detalhes de viagem: ontem à noite, enquanto esperávamos pelo cores, avistámos uma dúzia de lulas aí com um metro; caravelas portuguesas; e duas aves, seguramente marinhas, porque estamos demasiado longe quer dos Açores quer das Canárias.

Até breve. Abraços amigos,

Fernando e Sofia


Logotipo do projeto


Logotipo da missão M127

Nota da redação: os autores não seguem o atual Acordo Ortográfico.

Fernando Barriga e Sofia Martins, investigadores do IDL Ciências