Catalisador verde de nova geração

Catalisador, sua morfologia e reação catalítica em que foi aplicado

ACS Nano

Um grupo de investigadores do Centro de Química e Bioquímica de Ciências, da Osaka Prefecture University (OPU), no Japão, do Rutherford Appleton Laboratory, no Reino Unido e de duas instituições francesas - o Institut de Chimie de Clermont-Ferrande e o CNRS - sintetizou um novo nanomaterial considerado como catalisador verde de nova geração. Os resultados deste estudo encontram-se publicados na ACS Nano, uma das revistas mais prestigiadas na área dos Nanomateriais. O artigo “Layered Double Hydroxide Nanocluster: Aqueous, Concentrated, Stable, and Catalytically-Active Colloids Towards Green Chemistry” é assinado por Yasuaki Tokudome, Tsuyoshi Morimoto, Naoki Tarutani, Pedro D. Vaz, Carla D. Nunes, Vanessa Prevot, Gavin B. G. Stenning e Masahide Takahash.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido sexta-feira, 6 de maio, por Ciências ULisboa, um dos autores deste artigo, o estudante japonês Tsuyoshi Morimoto desenvolveu parte deste trabalho, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na Faculdade de Ciências, ao abrigo de um programa de intercâmbio entre a ULisboa e a OPU, líder do consórcio. Os cientistas portugueses foram responsáveis pelo desenvolvimento e implementação da aplicação dos materiais em catálise.

GCIC Ciências