Opinião

Comemorações do DEIO no Dia Mundial da Estatística

Cedida pelos autores

Por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de outubro será celebrado o Dia Mundial da Estatística. Pretende-se, com esta iniciativa, realçar o papel da Estatística na melhoria das condições de vida, ao permitir a tomada de decisões que levem a um desenvolvimento sustentado para todos os povos. A recolha de dados de boa qualidade e o desenvolvimento de métodos estatísticos adequados e de novas tecnologias contribuem para que este objetivo possa ser alcançado.

Neste âmbito, é de salientar que a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa participa atualmente no projeto europeu PERSSILAA, destinado à população maior de 65 anos e que compreende a integração numa plataforma baseada na web de um programa de atividades físicas, cognitivas e de nutrição, de forma a promover um modo de vida autónomo dos idosos. A equipa de investigadores integra três docentes do DEIO, que estão envolvidos na análise estatística dos dados do procedimento de triagem dos participantes da fase experimental do projeto e na avaliação dos progressos dos participantes ao longo do tempo, de forma a validar estatisticamente a eficácia das intervenções.
Pormenor de cartaz

O DEIO associa-se à celebração deste dia, promovendo as seguintes atividades: uma exposição de trabalhos elaborados por alunos e docentes do DEIO e que foram apresentados em vários congressos/conferências; um conjunto de palestras proferidas por investigadoras que foram alunas de mestrado ou doutoramento do DEIO. Estas iniciativas destinam-se a divulgar a Estatística nas suas diversas vertentes, não só aos alunos mas também a toda a restante comunidade de Ciências.

Artigo atualizado em 19/10/2015

Cristina Rocha e Margarida Mendes Leal, professoras do DEIO Ciências ULisboa