“360º Ciência Descoberta”

Novas formas de mostrar a história científica portuguesa

Henrique Leitão
GCIC Ciências ULisboa

A exposição “360º Ciência Descoberta" voltou a ser galardoada, desta vez com o Prémio Pádua Ramos em Design de Interiores, atribuído a Mariano Piçarra, o responsável pelo design da mostra.

Segundo o jornal Público, “o júri considerou que os espaços expositivos do designer ‘contam histórias que transcendem a contingência dos objetos e dos conteúdos apresentados’”.

Este é o terceiro prémio atribuído à exposição “360º Ciência Descoberta”, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e comissariada cientificamente por Henrique Leitão, investigador da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da ULisboa, que se mostrou “muitíssimo feliz” com a distinção feita ao design de Mariano Piçarra.

“Esta exposição foi um projeto muito inovador, onde se tentaram e conceberam novas formas de mostrar a história científica portuguesa. Para além do público que a visitou em grande número, é também muito gratificante receber agora o aplauso e reconhecimento dos profissionais”, conclui Henrique Leitão.

“360º Ciência Descoberta" esteve em exibição na FCG entre março e junho de 2013. No final de 2014, a Associação Portuguesa de Museografia concedeu-lhe os prémios "Melhor Exposição" e “Melhor Museografia”.

Notícia atualizada a 16/09/2015

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt