Ser Cientista

O programa "Ser Cientista" é dirigido a alunos que frequentem, no presente ano letivo, o 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade. Tem por objetivo proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica pela integração temporária nas rotinas de trabalho de diferentes áreas científicas de Ciências.
Ao longo de uma semana os participantes poderão realizar, por si próprios, um projeto científico acompanhados pelos docentes e investigadores da nossa Faculdade. O Ser Cientista contou já com cinco edições, tendo já recebido 237 participantes. Na edição de 2018, recebeu mais de 80 alunos divididos por 20 projetos científicos

Funcionamento e datas

A 6ª edição do "Ser Cientista" realiza-se entre 22 e 26 de julho de 2019.

A participação na atividade tem um custo de 50 euros, a pagar apenas caso o candidato seja selecionado.

Formulário de candidatura

Cada participante que no ano letivo 2018/2019 frequente o 10º, 11º ou 12º ano pode candidatar-se aos projetos disponíveis através do formulário de candidatura, passando posteriomente por um processo de seleção. 

  • Formulário de candidatura (em breve)

No formulário, cada participante pode candidatar-se a mais do que um projeto, independentemente da área científica do mesmo. Para além de selecionar o(s) projeto(s) a que se candidata, é necessário organizá-los por ordem de preferência.
Deverá, posteriormente, enviar por email os comprovativos de notas do 1º e 2º períodos do atual ano letivo. A seleção dos alunos para cada projeto terá em conta a média das duas melhores notas obtidas em cada período (selecionadas entre as seguintes disciplinas: Biologia / Biologia e Geologia,  Física e Química, Matemática A e Geometria Descritiva A). 

Regulamento

Todas as informações relativas ao funcionamento do "Ser Cientista" podem ser encontradas no Regulamento do evento.

Modelo autorização encarregado de educação

O participante deverá na receção do primeiro dia, apresentar o modelo de autorização assinado pelo seu encarregado de educação..

Projetos

Na edição de 2018 do “Ser Cientista” apresentámos uma seleção de dezassete projetos que refletem a diversidade e a qualidade da investigação científica produzida em Ciências.
Os alunos do ensino secundário (10º, 11º ou 12º) puderam candidatar-se a um de vinte projetos de investigação que ajudarm a concretizar. Os projetos apresentaram desafios científicos relacionados com temas tão diversos como: os fungos marinhos e a sua importância nos ecossistemas marinhos; a biodiversidade, os ecossistemas urbanos e o bem-estar humano; o modelo de reprodução dos ácaros-aranha; a caraterização das galáxias e a evolução do Universo; as técnicas e blocos básicos de eletrónica analógica e digital; a polarização da luz; as diferentes propriedades de uma superfície através do Microscópio de Força Atómica (MFA); a modelação computacional de matéria mole; o algoritmo por trás do motor de busca do Google; os hábitos de sono de alunos de Ciências; o jogo da bolsa através de modelos matemáticos de otimização; a criação de embalagens biodegradáveis; a construção e utilização de um coletor solar plano para utilização doméstica ou em situações de turismo ou de sobrevivência; a gestão de grandes quantidades de dados por sistemas informáticos; a reprodução de padrões visuais em software; o problema do caixeiro-viajante; a radiação solar de Lisboa e um futuro 100% movido a energia renovável.

Ver a lista de projetos do Ser Cientista 2018

Como chegar?

Para saber como chegar à Faculdade de Ciências ULisboa consulte aqui.

Contactos

Email: aci@ciencias.ulisboa.pt
Telefone: 217 500 589 / 217 500 588

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa possui o número de registo 310/DRLVT, emitido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, com a data 4/5/2016, para o acesso e exercício da atividade de organização de campos de férias.