CIÊNCIAS arranca ano letivo de 2025/2026 com sete departamentos

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos. Com a reformulação que foi aprovada em fevereiro pelo Conselho de Escola de CIÊNCIAS, as atividades letivas passam a desenvolver-se em torno de sete departamentos. A nova reorganização passa a contar com três departamentos renovados. São eles o Departamento de Biologia, o Departamento de Ciências da Terra e Energia, e o Departamento de Ciências Matemáticas.

A reformulação que agora entra em vigor prevê ainda constituição de um Centro de Competências para a área do empreendedorismo. Também esta estrutura deverá ser proposta durante a próxima revisão estatutária.

No novo figurino definido pelo Conselho de Escola, o Departamento de Biologia passa a agregar o Departamento de Biologia Animal e o Departamento de Biologia Vegetal, enquanto o Departamento de Ciências da Terra e Energia vai agregar o Departamento Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia e Departamento de Geologia. O Departamento de Ciências Matemáticas vai agregar o Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) e o Departamento de Matemática.

O Conselho de Escola determinou ainda que esta reformulação seja seguida por uma Comissão de Acompanhamento da Reorganização Departamental, bem como da elaboração de Memorandos de Entendimento, e Comissões de Instalação.

CIÊNCIAS deseja sucesso a todos os presidentes de departamento!

Hugo Séneca - DCI CIÊNCIAS
hugoseneca@ciencias.ulisboa.pt