
A simbiose é uma estratégia fundamental para a vida na Terra. No entanto, embora muitos grupos de investigação se dediquem há muito tempo ao estudo da simbiose, a sua definição e funcionamento ainda não são totalmente compreendidos, e o seu papel ecológico e relevância continuam a ser subestimados.
As associações simbióticas variam entre o parasitismo e o mutualismo, passando por interações biológicas simples e persistentes, o que torna o conhecimento fragmentado e centrado nos detalhes de sistemas simbióticos isolados. O conhecimento das várias relações simbióticas está a aumentar rapidamente com o desenvolvimento de ferramentas ómicas, mas sem esforços para encontrar pontos em comum.
O próprio conceito de simbiose pode ser encarado por diferentes pontos de vista, abrangendo desde a biologia à evolução, da filosofia à inteligência artificial.
Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra.
- Datas: 02 a 06 fevereiro 2026
- Candidaturas: até 09 janeiro 2026