
"Cientista regressa à escola” para colorir com plantas
No dia 13 de janeiro, o Cientista regressou à escola, desta vez em Proença-a-Nova, para mostrar de quantas cores se pinta uma planta.
Fernando Vaz Dias, professor de CIÊNCIAS e investigador no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) , foi o dinamizador destas oficinas, cada uma com 90 minutos, onde abordou os “pigmentos vegetais”.
Os alunos das duas turmas do 4º ano da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância de Proença-a-Nova foram incentivados a recolher e levar plantas de casa com as quais criaram uma pintura individual numa sessão dinâmica e interativa, que combinou ciência e arte. Para além disto, os mais pequenos fizeram um marcador para livros onde aplicaram a técnica de “pintura por impressão mecânica dos pigmentos” e uma cromatografia em papel.
O objetivo foi mostrar a relevância das plantas, do ponto de vista humano, social e ambiental, abordando as diferentes finalidades que as plantas podem ter.
O Cientista Regressa à Escola é uma iniciativa da Native Scientists e teve o apoio e parceria do Município de Proença-a-Nova e da Fundação Belmiro de Azevedo. O objetivo é ampliar os horizontes das crianças, promover a literacia científica e o ensino superior, e combater estereótipos relacionados com a ciência e os cientistas.
Referências nos media:
- Gazeta do Interior - 29 de janeiro de 2025 - Cientista regressa à Escola chega a Proença-a-Nova