No dia 5 de dezembro, João Sequeira visitou a Escola Básica São João de Brito, escola onde estudou, e uma outra, a Escola Básica Teixeira de Pascoais, para ensinar alunos de duas turmas do 4.º ano tudo sobre a magia de fazer simulações em computador.
O investigador de CIÊNCIAS e doutorando no Computational Biophysics Lab do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), explicou aos mais novos, de forma leve e divertida, o trabalho que desenvolve com computadores onde tenta criar e simular o efeito de novos analgésicos potentes usando veneno de cobras e tarântulas.
Depois de um quiz sobre simulações em computador, João Sequeira quis mostrar que magia também é ciência, desde que sejamos curiosos e questionemos o que acabámos de ver. Numa sessão cheia de surpresas, o investigador começou por mostrar uma tarântula preservada numa moldura, que passou pela sala, por entre olhares curiosos e maravilhados.
Mas, será que magia é mesmo magia?
Foi quando conseguiu fazer desaparecer uma moeda por entre os dedos que a sala irrompeu num suspiro de surpresa em uníssono. Seguiram-se várias tentativas de adivinhar o que tinha acontecido, com os mais pequenos a propor várias hipóteses para o desaparecimento da moeda.
“Agora, vocês são todos cientistas!”, disse João Sequeira, “porque é isto que um cientista faz: observa, questiona, propõe soluções”.
Depois de perceberem o truque que o investigador trazia na manga (para onde tinha desaparecido a moeda), os mais pequenos tentaram replicá-lo, todos com sucesso.
O Cientista Regressa à Escola é uma iniciativa da Native Scientists, em parceria com o Programa BIP/ZIP "Projeto 005 - Cientista Regressa à Escola (CRE)", que desafia cientistas a regressarem às suas escolas de 1.º ciclo para realizarem oficinas com os mais jovens. O objetivo é ampliar os horizontes das crianças, promover a literacia científica e o ensino superior, e combater estereótipos relacionados com a ciência e os cientistas.