Doutorando de CIÊNCIAS participa na inauguração de programa de monitorização de galáxias ativas

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.
RAEGE-Az

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Este programa tira partido do Radiotelescópio Colombo, uma antena com um prato de 13 metros de diâmetro, em pleno oceano Atlântico, que pode ser usada para fazer investigação em astrofísica utilizando frequências rádio, conforme demonstrado pelo trabalho que teve a colaboração de Pedro Martins.

O programa “foca-se na monitorização de galáxias ‘ativas’ no Universo, cuja ‘atividade’ vem dos buracos negros que se encontram no centro destas galáxias, atraindo e aquecendo o material à sua volta”, partilha Pedro Martins. “A monitorização destes objetos permite-nos perceber como se processa a evolução das galáxias”, acrescenta ainda.

Os resultados das primeiras observações deste novo programa astrofísico foram apresentados pelo doutorando no Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica que decorreu entre 12 e 14 de setembro, em Guimarães.

Tânia Marques - Gabinete de Comunicação de Ciência - DCI CIÊNCIAS
trmarques@fc.ul.pt