Doutorando de CIÊNCIAS ganha bolsa da Fundação "la Caixa"

Diogo Rodrigues Fernandes
CE3C / Fundação "la Caixa"

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), foi premiado com uma bolsa pela Fundação "la Caixa", no âmbito do programa Doctoral INPhINIT fellowships Retaining Call 2024. Este programa promove a atribuição de 30 bolsas anuais a investigadores de qualquer nacionalidade que desejem realizar um doutoramento numa universidade ou centro de I&D na Península Ibérica.

 

Diogo Fernandes
Diogo Rodrigues Fernandes faz parte do grupo de investigação Development and Evolutionary Morphogenesis (DEM) do CE3C.
Fonte  CE3C

 

A investigação de Diogo Rodrigues Fernandes no CE3C, sob a supervisão da docente Ana Rita Carlos, foca-se no desenvolvimento de terapia genética inovadora para a distrofia muscular relacionada com o gene LAMA2 (LAMA2-MD). Esta doença é a distrofia muscular congénita mais comum, sendo que é atualmente incurável e potencialmente letal. Um estudo recente estima que esta distrofia afete atualmente um em cada 120.000 habitantes a nível mundial.

 

A bolsa anual tem a possibilidade de ser renovada até um máximo de quatro anos e inclui financiamento de cerca de 42.000€ anuais, para os custos laborais e de investigação, assim como para o valor da propina de doutoramento. A bolsa inclui ainda a participação num programa de treino para apoiar os investigadores no desenvolvimento de competências transversais, tais como: liderança, comunicação, planeamento, trabalho de equipa, empreendedorismo e inovação.

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI CIÊNCIAS
jcmsilva@ciencias.ulisboa.pt