Margarida Fortes visita escola para aula sobre legislação de NGTs

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes visita escola para aula sobre legislação de NGTs

Margarida Fortes | Docente do DBV CIÊNCIAS

Margarida Fortes, professora do Departamento de Biologia Vegetal (DBV) de CIÊNCIAS e líder do grupo Fruit Functional Genomics & Biotechnology (FFGB), visitou a Escola Secundária de Carcavelos no dia 23 de maio, quinta-feira, para assistir à apresentação de um trabalho de alunos do 12.ª ano sobre Novas Técnicas Genómicas (NGTs) e dar uma aula acerca da legislação europeia no que que respeita a este tema, em particular à área da edição genética. A visita foi realizada no âmbito de um evento sobre alimentação sustentável, que contou com a participação de mais de cinquenta pessoas, entre alunos, pais e docentes.

O trabalho apresentado incidiu sobre os tomateiros editados geneticamente no laboratório FFGB, estrutura pertencente ao DBV de CIÊNCIAS. Este projeto é parte do objetivo maior do laboratório em estudar o amadurecimento e a defesa dos frutos, a partir de análises multiómicas, de forma a melhorar as culturas. Para a comunidade de CIÊNCIAS, é sempre muito gratificante perceber o interesse dos alunos neste tipo de projetos, que partem de uma aposta clara da Faculdade na investigação inovadora nestas áreas.

O assunto é ainda mais relevante num momento em que se realizam avanços importantes na legislação europeia no que respeita ao recurso às NGTs, tema que norteou a aula da docente. Recentemente, o Parlamento Europeu adotou um conjunto de posições neste aspeto, que têm como objetivo tornar o sistema alimentar mais sustentável e resiliente. Entre elas, encontra-se uma isenção dada a algumas NGTs, que não terão mais de cumprir os requisitos atualmente em vigor para os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).