Obituário

Em homenagem a João Pires Ribeiro (1941-2024)

céu

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa lamenta profundamente o triste acontecimento, apresentando as condolências aos familiares, amigos, colegas e antigos estudantes de João Pires Ribeiro

unsplash - Clyde RS

João Pires Ribeiro, professor aposentado do Departamento de Física da Ciências ULisboa, faleceu esta segunda-feira, dia 18 de março, em Lisboa, aos 83 anos. As exéquias começam esta terça-feira, dia 19 de março, a partir das 17h30, na capela mortuária da Igreja de São João de Deus, na Praça de Londres. A cerimónia fúnebre realiza-se esta quarta-feira, dia 20 de março, pelas 11h45, com saída pelas 12h00 para o Cemitério dos Olivais, onde decorrerá a cremação, prevista para as 13h00. A Ciências ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

João Pires Ribeiro
João Pires Ribeiro numa viagem à Arábia
Fonte SPF

“Era um professor competente, afável e amigo dos alunos. Deixa aos colegas a recordação de uma camaradagem alegre e saudável. Era um homem bom”, pode ser lido no site da Sociedade Portuguesa de Física. João Pires Ribeiro foi presidente da Delegação Regional Sul e Ilhas desta sociedade, entre 1990 e 1998.

Natural da aldeia de Alvaiade, no distrito de Castelo Branco, João Pires Ribeiro licenciou-se em Ciências Físico-Químicas, na Ciências ULisboa, faculdade onde exerceu a atividade de assistente, tendo posteriormente obtido, em 1976, o doutoramento em Física Nuclear, na Universidade de Sussex (Reino Unido). Em Portugal, a sua investigação incidiu na Ionização de Camadas Atómicas Internas, utilizando o acelerador Van der Graaff da então Junta de Energia Nuclear, em Sacavém. Mais tarde efetuou medidas de reações nucleares até à sua aposentação.

As viagens eram uma das suas paixões.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt