Exposição

Ar no Mar - As aves do oceano profundo

Corredor do Edifício C6, Ciências ULisboa
Título da exposição, logótipos das entidades envolvidas e fotografia de ave marinha, em pleno voo

A 20 de março, quarta-feira, às 16h30, é inaugurada a exposição "Ar no Mar - As aves do oceano profundo".

A inauguração contará com intervenções de Mónica Silva e Maria Dias, coordenadoras da exposição e investigadoras do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, seguidas de uma visita guiada à exposição.

Exposição "Ar no Mar - As aves do oceano profundo"

As aves do oceano profundo encontram-se globalmente ameaçadas de extinção e apesar de serem voadoras exímias são praticamente desconhecidas do grande público. Passam a maior parte do tempo no alto-mar e só vêm a terra para se reproduzir, geralmente em ilhas pouco acessíveis, que visitam na penumbra da noite. Portugal é particularmente importante para este grupo de aves pois aqui existem 3 espécies que não ocorrem em mais nenhum lugar do mundo, além de populações muito importantes de várias outras espécies. As aves oceânicas desempenham um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema, mas raramente são lembradas quando se evoca a biodiversidade marinha.

A exposição “Ar no Mar” propõe dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Coordenação: Mónica Carneiro da Silva (cE3c), Maria Peixe Dias (cE3c), Cristina Luís (CIUHCT), Patrícia Garcia Pereira (cE3c).