Presidente da República entrega prémio a investigador da Ciências ULisboa

José Ricardo Paula vence 4.ª edição do FLAD Science Award Atlantic

Membro da FLAD, Marcelo Rebelo de Sousa e José Ricardo Paula

A sessão de entrega do prémio foi transmitida em direto através do canal do YouTube da FLAD

Inês Pinto Gonçalves / Afterclick

José Ricardo Paula, investigador da Ciências ULisboa, vencedor do FLAD Science Award Atlantic 2023, teve a honra de receber o prémio pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta conquista é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo do último ano. O investigador da Ciências ULisboa e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) reconhece o peso da responsabilidade. “Este prémio é uma oportunidade fantástica para avançar a sério com a minha equipa e um investimento fantástico para crescer como investigador. Uma verdadeira aposta na minha carreira. No entanto, acarreta muita responsabilidade. Este projeto não termina aqui, aliás começa agora. Tenho muito para alcançar e acredito que vamos conseguir”, diz José Ricardo Paula.

“Este prémio é uma oportunidade fantástica para avançar a sério com a minha equipa e um investimento fantástico para crescer como investigador."
José Ricardo Paula

José Ricardo Paula e Luís Carriço
Para Luís Carriço "o nosso investigador está de parabéns, bem como a faculdade”
Fonte Ricardo Araújo

Para o diretor da Ciências ULisboa, Luís Carriço, este prémio é um reconhecimento do mérito e da excelência da investigação que se faz na faculdade: “Estou muito orgulhoso, mas não estou surpreendido. O trabalho que o José Ricardo Paula desenvolveu é brilhante e o próprio Presidente da República fez questão de referir isso. O nosso investigador está de parabéns, bem como a faculdade”.

O projeto “ATLANTICDIVERSA - Use emergent technologies to understand the role of cleaning mutualisms in Atlantic biodiversity conservation” recebe um financiamento de 300 mil euros para dar continuidade ao papel dos mutualismos de limpeza na conservação da Biodiversidade do Atlântico, com recurso a tecnologias como a Inteligência Artificial.

 

 

A sessão de entrega do prémio foi transmitida em direto através do canal do YouTube da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a 18 de janeiro, e contou com a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa e de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

Daniela Costa e Tânia Monteiro com GJ DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt