MARE assina protocolo de colaboração com a IberBlue Wind

Pessoas junto ao edifício do MARE, na Ciências ULisboa

A celebração do protocolo ocorreu no campus da Ciências ULisboa a 5 de dezembro de 2023

Imagem cedida por VS

Com o intuito de colaborar no desenvolvimento de um parque eólico offshore flutuante ao largo da Figueira da Foz, o MARE e a IberBlue Wind (IBW) assinaram a 5 de dezembro passado um protocolo que estabelece os moldes da parceria futura.

A IBW é um consórcio especializado na conceção, desenvolvimento e gestão de parques eólicos offshore flutuantes que opera no mercado ibérico e que pretende participar no leilão de energia eólica offshore a lançar pelo Governo de Portugal.

Preocupada com os eventuais impactos do projeto na flora e fauna marinhas, a IBW procura soluções que possam mitigar esses impactos, potenciando as populações de peixes e fomentando a sustentabilidade do setor da pesca. A colaboração com o MARE irá permitir estudar os eventuais impactos da instalação da infraestrutura nos ecossistemas marinhos da área de implementação, e propor soluções que mitiguem os eventuais impactos negativos na componente ecológica e na atividade da pesca.

Estiveram presentes na celebração deste protocolo, pelo MARE, o seu diretor - Pedro Raposo - e os investigadores José Lino Costa e Bernardo Quintella; pela IBW, Enrique de Faragó, Manuel Monteiro e Tiago Morais; e pela Direção da Ciências ULisboa, Hugo Miranda.

Espera-se que daqui resultem futuras submissões conjuntas de candidaturas a programas de financiamento da União Europeia, como o P2030 e o Horizonte Europa, bem como a prestação de serviços especializados, nomeadamente atividades científicas relacionadas com o estudo dos ecossistemas aquáticos, atividades de inovação e transferência de conhecimento e outras de formação e divulgação de ciência.

Vera Sequeira, MARE | ARNET | DBA Ciências ULisboa, com GJ da DCI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt