Crónica sobre a investigação no DI Ciências ULisboa

Quem é André Rodrigues?

Última Revisão —
Imagem gráfica da rubrica com fotografia de André Rodrigues

A crónica da autoria da Comissão de Imagem do DI Ciências ULisboa apresenta André Rodrigues

GICD DCI Ciências ULisboa

André Rodrigues está interessado em estabelecer interações de jogo inovadoras e permitir que quaisquer duas pessoas joguem juntas. Para além do design e desenvolvimento de jogos, a sua investigação foca-se na criação de estruturas teóricas que aprofundam a compreensão das dinâmicas de jogo com o objetivo de informar o design intencional de jogos.

André Rodrigues é um investigador da área de Ciência da Computação focado em Human-Computer Interaction (HCI), com particular interesse em analisar como a tecnologia pode e é utilizada em acessibilidade, saúde e jogos.

André Rodrigues é professor auxiliar na Ciências ULisboa e investigador no LASIGE, onde lidera investigação em Inclusive Gaming.

A sua investigação abrange a compreensão, formalização e design de jogos. Isto é, procura acomodar grupos com habilidades diversas e requisitos individuais; explora como melhor usar jogos para promover interação social, reduzir estigmas e promover inclusão; implementa um design intencional para resultados previsíveis e, por fim, alavanca dados de jogos para o benefício pessoal dos jogadores.

Tópicos

  • Jogos Cooperativos: Mecânicas e Efeitos 
  • Plug n' Play: Explorando Assimetria e Modularidade para Design Inclusivo de Jogos 
  • Manutenção de Relacionamentos em Grupos de Jogos
  • Jogos Competitivos com Diferentes Habilidades Visuais
Comissão de Imagem do DI com Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt