Três dias para explorar o mundo da exploração espacial

Anfiteatro com pessoas

Um dos pontos altos do programa é o debate “Há futuro na exploração espacial?”

GJ DCI Ciências ULisboa
Pessoas
Pedro Santos, Francisco Lobo, João Retrê e Pedro Mota Machado
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

A sessão de abertura do Congresso Physis - “3 Day Mission: SP4C3 EXPLORATION“ contou com a presença de José Manuel Rebordão, presidente do Departamento de Física da Ciências ULisboa, Guiomar Evans, subdiretora da Direção da Faculdade, Francisco Lobo, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e ainda do cientista Pedro Mota Machado.

A 4.ª edição do acontecimento organizado pela Associação Portuguesa de Estudantes de Física (Physis), em colaboração com IA Ciências ULisboa e o Núcleo de Física e de Engenharia Física (NFEF) da Ciências ULisboa começou esta sexta-feira, no campus da Faculdade e termina este domingo, dia 15 de outubro. Um dos pontos altos do programa é o debate “Há futuro na exploração espacial?”.

Os cientistas Zita Martins, Francisco Lobo, Patrícia Gonçalves, Alexandre Cabral, Ricardo Gafeira, Rodrigo Ventura, Hugo Costa, António Silva, Rui Moura e os estudantes de mestrado e de doutoramento Miguel Pinto, Nailya Ganiyeva e Cédric Pereira participam nesta iniciativa, que promete dar a conhecer o mundo da exploração espacial e as várias vertentes de investigação e engenharia que tornam possível o conhecimento do espaço e dos seus enigmáticos mistérios.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido pela Faculdade, cerca de 80 estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento, e inclusivamente do ensino secundário, maioritariamente de Lisboa, mas também do Porto, Aveiro e Coimbra, participam no congresso.

Pedro Santos, estudante do 3.º ano da licenciatura de Física da Ciências ULisboa, e um dos organizadores do congresso, refere que um dos objetivos desta 4.ª edição é proporcionar aos estudantes participantes a oportunidade de aprenderem com investigadores de destaque o que realmente importa nas áreas de Astrobiologia, Cosmologia e Instrumentação Espacial, entre outras.

anfiteatro com pessoas
Esta é a 4.ª edição do acontecimento organizado pela Physis. Cerca de 80 estudantes participam no evento
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt