O potencial dos carros solares no mundo

sensor de radiação no topo de um veículo

Sensor de radiação no topo de um veículo

Imagem cedida por MCB

Com o aumento das populações urbanas e preocupações com a sustentabilidade ambiental cada vez mais urgentes, os veículos movidos a energia solar não poderiam vir num momento mais oportuno. Os resultados deste estudo ajudam a estabelecer um roteiro para decisores políticos e a indústria automóvel acelerarem a transição para um futuro urbano mais sustentável e ecológico.

Apesar da rápida adoção de veículos elétricos, o setor dos transportes ainda é responsável por cerca de um terço das emissões globais de dióxido de carbono (CO2 ) e por isso, para alcançar as metas de descarbonização, é necessária uma diminuição significativa nas emissões associadas à mobilidade na próxima década.

A integração de módulos fotovoltaicos em veículos elétricos, os carros solares, podem contribuir para este objetivo, reduzindo as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade e os custos e a frequência de carregamento, com benefícios para os utilizadores e a própria rede elétrica.

Um novo estudo desenvolvido por investigadores da Ciências ULisboa e do Instituto Dom Luiz com a colaboração de parceiros em França (Mines Paris - PSL) e Luxemburgo (LIST), publicado na revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications, explora o potencial em ambiente urbano de veículos solares em 100 cidades em cinco continentes.

Os resultados indicam que a energia solar confere uma autonomia entre 11 e 29 km por dia, reduzindo para metade as necessidades de carregamento. O estudo também constata que os locais mais favoráveis para veículos movidos a energia solar são cidades em África, médio-oriente, sul da Europa e sudeste asiático embora o potencial seja interessante em outras geografias, incluindo a China, América do Norte e Austrália. As perdas associadas a sombreamentos na cidade são da ordem dos 25%, e por isso relevantes, mas não impeditivos para a disseminação em larga escala desta solução.

O grupo de investigação do projeto lançou uma campanha experimental com cientistascidadãos para validar experimentalmente o modelo.

mapa

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt