Portugal traz medalhas de Prata e Bronze das Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra

Susana Custódio com alunos

A SGP e a CNOG agradecem à Faculdade o apoio científico prestado no âmbito do programa de preparação da equipa portuguesa para a 16.ª edição da IESO

Imagem cedida por AP

Portugal obteve uma medalha de prata e três medalhas de bronze na 16.ª edição da International Earth Science Olympiad (IESO 2023), que assinala a 8.ª participação portuguesa.

A IESO decorreu entre 20 e 26 de agosto de 2023, na modalidade online e registou a participação de 30 países e 180 estudantes, entre os quais seis portugueses, que foram apurados para esta competição, a partir da 9.ª edição das Olimpíadas Portuguesas da Geologia.

Os jovens portugueses distinguiram-se também pelo seu desempenho na prova Earth System Project, tendo as diferentes equipas em que se integravam obtido um 1º, dois 2.os e um 3.º prémios, entre 27 projetos a concurso. A prestação da equipa portuguesa teve ainda destaque nas provas Art in Earth Science e IESO Pledge.

Este ano, como em anos anteriores a preparação destes estudantes, em áreas das Ciências da Terra que não são ensinadas na disciplina de Biologia-Geologia do 11º ano do ensino secundário, foi em grande parte garantida pela Faculdade, designadamente pelos professores e investigadores Susana Custódio e Ricardo Trigo.

A Sociedade Geológica de Portugal (SGP) e a Comissão Nacional das Olimpíadas de Geologia (CNOG) agradecem os patrocínios e/ou apoios logísticos do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva e, em particular, do Centro Ciência Viva (CCV) do Lousal – Mina de Ciência e do CCV de Estremoz / Universidade de Évora, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA (Departamento de Ciências da Terra), do Geoparque Açores e da Fundação Calouste Gulbenkian, todos eles decisivos para o sucesso desta operação e da 9.ª edição das Olimpíadas Portuguesas da Geologia que a precedeu. Ao CCV de Estremoz e à Ciências ULisboa, em especial, ao seu Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, a SGP e a CNOG agradecem o apoio científico prestado no âmbito do programa de preparação da equipa portuguesa para a 16.ª edição da IESO.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt