Energia fotovoltaica

Maior conferência europeia dedicada à energia fotovoltaica vai realizar-se em Portugal

João Serra será chairman da EUPVSEC 2023

banner do evento

O evento decorre em setembro, no Centro de Congressos de Lisboa

EUPVSEC

40th  European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition - EUPVSEC 2023 realiza-se de 18 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Congressos de Lisboa. João Serra, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Ciências ULisboa, foi novamente convidado a ser o chairman da maior e mais importante conferência europeia dedicada à energia fotovoltaica. 

João Serra respondeu a algumas perguntas sobre a edição deste ano.

João Serra
João Serra
Fonte EUPVSEC

Quais vão ser as principais linhas de trabalho?

João Serra (JS) - A conferência cobre toda a cadeia de valor, desde a investigação de materiais e novas células solares, passando pelas várias tecnologias até aos sistemas fotovoltaicos de pequena escala (mobiliário urbano, sistemas residenciais) até aos de grande escala (edifícios, centrais fotovoltaicas), para produção de eletricidade.

Quais os principais desafios que a energia solar fotovoltaica enfrenta atualmente? E quais as oportunidades que pode agarrar?

JS - A conversão fotovoltaica da luz solar é hoje a forma mais barata de produção de eletricidade, suplantando os preços oferecidos por outras tecnologias com base no carvão, petróleo, gás natural, etc. O fotovoltaico é o “rei da eletricidade”.  Estes resultados devem-se ao esforço de uma grande comunidade científica e industrial que permitiu reduções de custos de mais de 100 vezes desde 1950.  Uma vez que depende do sol, o fornecimento de energia à noite por exemplo só é possível utilizando baterias. A associação de energia fotovoltaica a baterias é um dos “hot topics” das aplicações de hoje. Também a produção de hidrogénio, com base na energia fotovoltaica é o que torna esta produção “verde”.

Como se sente por ser mais uma vez indigitado como chaiman desta importante conferência?

JS - É para mim uma grande honra poder servir com chairman desta conferência, o que reflete a importância que o nosso país vem tendo neste campo, nomeadamente com os leilões concorrenciais para a instalação de grandes centrais fotovoltaicas de produção de energia elétrica.

Durante a EUPVSEC irá decorrer a PV Academy, que inclui três sessões de formação e se realizará no campus da Ciências ULisboa, no edifício C6, no dia 17 de setembro. As inscrições já estão abertas.

 

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt