Novo Livro Vermelho dos peixes de água doce e migradores

Sessão de encerramento do projeto acontece quarta-feira, dia 26 de julho, na Ciências ULisboa

enguia

O novo Livro Vermelho revela que os peixes de água doce e migradores se encontram numa situação preocupante

Teresa Portela

No dia 26 julho, pelas 16h00, decorrerá na Ciências ULisboa a sessão de encerramento do projeto “Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental”. O novo Livro Vermelho revela que os peixes de água doce e migradores diádromos se encontram numa situação preocupante.

Durante a sessão de encerramento do projeto serão apresentados os resultados da avaliação do risco de extinção deste grupo de vertebrados, as principais pressões e ameaças que enfrentam, e as medidas de conservação e planos de investigação necessários para a sua conservação.

Será também apresentado o Sistema Nacional de Informação de Peixes de Água Doce e Diádromos (SNIPAD), uma plataforma que tem como objetivo reunir e facilitar o acesso a informação sobre os peixes dos nossos rios a múltiplos utilizadores, incluindo o público em geral, e constituir uma ferramenta de apoio à investigação científica e à conservação destas espécies em Portugal.

A sessão é aberta ao público mediante inscrição prévia.

O projeto é coordenado pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, através das unidades de I&D, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) e Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., sendo financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental.

Projeto Livro Vermelho dos Peixes
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt