Dia da Universidade de Lisboa

Exposição Mirabilia dá a conhecer objetos “admiráveis”

Ciências ULisboa contribuiu para a exposição com um telescópio único, utilizado em 2012 para observar o trânsito de Vénus

imagem de divulgação da exposição Mirabilia

Exposição estará patente até 24 de novembro de 2023

ULisboa

É hoje inaugurada a exposição Mirabilia “Coisas Admiráveis”, que decorre no âmbito das comemorações dos 10 anos da ULisboa e do Dia da Universidade de Lisboa. A exposição integra objetos “admiráveis” das 18 escolas da ULisboa, dos Serviços de Ação Social, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e do Estádio Universitário, a quem foi lançado o desafio de escolher um objeto interessante e singular do seu património, que desperte a curiosidade aos visitantes.

telescópio
O telescópio foi criado em 2012 especialmente para a observação do trânsito de Vénus
Fonte IA

Ciências ULisboa contribuiu para esta exposição com um objeto, um telescópio. O instrumento foi criado em 2012 no âmbito da campanha internacional de observação “Venus Twilight Experiment”, que decorreu em junho desse ano com o objetivo de observar a passagem de Vénus em frente ao Sol.

No âmbito dessa campanha organizada pelo Observatório de Paris, nove equipas internacionais partiram para diferentes pontos do globo para observar o acontecimento, um fenómeno raro que acontece duas vezes a cada 100 anos. A campanha envolveu vários cientistas de todo o mundo, tendo contado com uma equipa da Ciências ULisboa constituída por Pedro Machado e João Retrê, investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que se deslocou-se para Udaipur, no estado indiano do Rajastão.

Em junho de 2012, cada equipa de astrónomos levou consigo uma luneta especial, de uma série idêntica de telescópios especialmente projetados para estações de observação em todo o mundo. Os objetos de observação utilizados foram construídos especialmente para esta observação e são únicos no mundo.

Os dados provenientes das várias estações do projeto revelaram dados importantes sobre Vénus, nomeadamente sobre a estrutura da atmosfera do planeta. Os dados permitiram ainda efetuar testes para futuros estudos da atmosfera de exoplanetas, planetas situados fora do Sistema Solar.

A exposição será inaugurada hoje, 18 de julho, pelas 15h30 na reitoria da ULisboa, após as comemorações do Dia da Universidade de Lisboa, e estará patente ao público até 24 de novembro de 2023.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt