Prémio Imago Mundi 2023 atribuído a doutoranda da Ciências ULisboa

Šima Krtalić

Pela primeira vez uma investigadora afiliada a uma universidade portuguesa recebe o Prémio Imago Mundi

CIUHCT
Sima Krtalic
É a primeira vez que o prémio é atribuído a alguém no início da sua carreira de investigação
Fonte CIUHCT

Šima Krtalić, aluna de doutoramento da Ciências ULisboa, afiliada ao projeto Medea-Chart, ganhou recentemente a décima edição do prémio "Imago Mundi" 2023 da referida revista académica, destinado a homenagear o melhor artigo em História da Cartografia.

Pela primeira vez uma investigadora afiliada a uma universidade portuguesa recebe o galardão, instituído pela primeira vez em 2005. Também é a primeira vez que o prémio é atribuído a alguém no início da sua carreira de investigação: um aluno de doutoramento. Šima Krtalić é orientada por Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão. O projeto Medea Chart é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, e liderado por Joaquim Alves Gaspar.

Detalhe da costa nordeste da Grécia
O artigo vencedor foi publicado em junho de 2022 e aborda os métodos de produção cartográfica no período medieval e pré-moderno, representando uma contribuição muito significativa para a História da Cartografia
Fonte Imago Mundi

O artigo vencedor tem o título “Anchoring the Image of the Sea: Copying Coastlines on Manuscript Nautical Charts from the Late Middle Ages and the Early Modern Period”, tendo sido publicado na edição Imago Mundi 74:1 (2022): 1–30, a 30 de junho de 2022. O artigo aborda os métodos de produção cartográfica no período medieval e pré-moderno, representando uma contribuição muito significativa para a História da Cartografia.

A decisão do júri, presidido por Sarah Tyacke e composto por Tom Harper e Matthew Edney, foi unânime, tendo destacado a originalidade do trabalho de Šima Krtalić, salientando ainda que a sua investigação "expande a nossa compreensão da produção de cartas no período medieval tardio e do período moderno, até agora pouco compreendida no que diz respeito às técnicas utilizadas para produzir múltiplas cópias".

Para o júri, a abordagem foi considerada inovadora, dado que a literatura se tem centrado no conteúdo geográfico. O júri ficou impressionado com a dimensão do corpus de material estudado, considerando o trabalho como exemplar na sua utilização de provas empíricas detalhadas para reconstruir práticas básicas de cartografia que eram, até agora, pouco conhecidas.

Šima Krtalić irá receber $ 1.000 (equivalente a €907,28) e qualifica-se automaticamente para um J.B. Harley Travel Award para a Conferência Internacional subsequente sobre a História da Cartografia, que irá ocorrer em Lyon, França, entre 1 e 5 de julho de 2024

O prémio bienal já distinguiu as seguintes personalidades: Ingrid Houssaye Michienzi e Emmanuelle Vagnon; Mario Cams; Federico Ferretti; Robert Batchelor; Carme Montaner e Luis Urteaga; T.M. Smallwood; Alfred Hiatt; George Tolias e Zur Shalev.

 

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt