Pedro Machado dá nome a asteroide

Pedro Machado

Este é um reconhecimento pelo contributo de Pedro Machado no estudo do Sistema Solar

Imagem cedida por PM

Pedro Machado é especialista em atmosferas planetárias, mas este é um reconhecimento pelo seu contributo noutro domínio de estudo do Sistema Solar: a deteção e caracterização de asteroides e outros objetos que se encontram para além da órbita de Neptuno, chamados transneptunianos. Em alguns casos, este trabalho cruza o estudo das atmosferas, pois envolve o estudo das regiões de transição entre a atmosfera e o espaço exterior, as chamadas exosferas, nas quais são perdidas partículas para o espaço.

Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e professor da Ciências ULisboa, foi homenageado pelo Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos (WGSBN) da União Astronómica Internacional (IAU), com a atribuição do seu nome a um asteroide, que tem quase três quilómetros de diâmetro e demora quatro anos e meio a dar uma volta ao Sol.

“É uma honra inesperada e uma grande satisfação ver o meu nome na lista de novas nomeações de asteroides. Estou muito grato por este reconhecimento do meu trabalho pela comunidade científica.”, diz Pedro Machado.

O anúncio foi feito durante a Conferência de Asteroides, Cometas e Meteoros, que decorreu em Flagstaff, no Arizona, EUA, e foi publicado no Boletim do WGSBN.

32599 Pedromachado orbita o Sol entre os planetas Marte e Júpiter, na região conhecida como Cintura de Asteroides. Foi descoberto em 2001 através do programa Lowell Observatory Near-Earth-Object Search (LONEOS), da NASA e do Observatório Lowell, para a deteção de objetos espaciais em órbitas próximas da Terra.

asteroide
O asteroide tem quase três quilómetros de diâmetro e demora quatro anos e meio a dar uma volta ao Sol
Fonte NASA/JPL

De acordo com o processo de denominação de objetos astronómicos, inicialmente foi-lhe atribuído um nome provisório, 2001 QL160, que inclui o ano da descoberta e letras e algarismos que indicam o dia do ano e a ordem da descoberta. Após a determinação da sua órbita de forma fiável, recebeu a designação definitiva de 32599, pelo Minor Planet Center da IAU. Só a partir desse momento pôde ser proposto um nome para este asteroide para avaliação pelo WGSBN.

Com esta atribuição, Pedro Machado junta-se aos também investigadores do IA, Nuno Peixinho e Pedro Lacerda que viram igualmente o seu trabalho reconhecido com a atribuição dos seus nomes aos asteroides 40210 Peixinho e 10694 Lacerda.

GJ com Gabinete de Comunicação de Ciência do IA Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt