Jornadas Científicas da ULisboa 2023

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa
Logótipo da iniciativa e fotografia de dois investigadores

A Universidade de Lisboa promove as Jornadas Científicas 2023, com o tema "Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível".

A Ciência Aberta representa uma abordagem à ciência que é colaborativa, transparente e acessível, facilitando a partilha e a comunicação de processos e resultados. Há uma ampla gama de atividades na Ciência Aberta, incluindo a publicação em acesso aberto, os dados abertos e a revisão por pares aberta. Também inclui, no entanto, a inovação aberta e a ciência cidadã, ou mais amplamente, o envolvimento de stakeholders, onde empresas e outros parceiros, incluindo cidadãos, participam diretamente da investigação.

O programa da segunda edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa conta com palestrantes convidados e sessões dedicadas aos temas do “Acesso aberto, dados e infraestruturas”, “Inovação aberta e interdisciplinaridade” e “Ciência cidadã” e tem como objetivo sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta junto da comunidade de docentes e investigadores, gestores de ciência, estudantes e público em geral.

Entrada livre, mediante inscrição.

As Jornadas Científicas 2023 incluem, no fecho do seu programa, a Cerimónia de entrega dos prémios da Competição Universitária 3 Minutos de Tese ULisboa.


Submissão de posters

A submissão de posters para a 2.ª edição das Jornadas Científicas decorre até 21 de junho (nova data)

Para submeter os posters, os participantes deverão:

  • Descarregar o template
  • Editar o poster com os conteúdos, não havendo necessidade de criar qualquer cabeçalho ou rodapé relativamente às Jornadas Científicas, pois são elementos que serão acrescentados à posteriori, nas apresentações
  • Após estar concluído, exportar o poster em formato PDF
  • Enviar o ficheiro até 21 de junho para jornadascientificas@reitoria.ulisboa.pt

Neste evento, a apresentação de posters será feita, exclusivamente, de forma digital. A preparação/envio de um poster não é obrigatório e não condiciona a participação no evento - qualquer dúvida relativa aos posters pode ser esclarecida por e-mail.

09h30-18h30