Excursão geológica de campo na Bacia Lusitânica

Grupo de pessoas

A excursão geológica de campo na Bacia Lusitânica contou com a orientação científica de Ana C. Azerêdo, Ricardo Pereira e Pedro Barreto

GeoLogica & SHELL

Objetivos da visita de campo

i) Observar diferentes tipos de sequências deposicionais carbonatadas em afloramento, com ênfase em fácies de alta energia, pertencentes a unidades do Jurássico Médio e Superior da BL.
ii) Compreender a variabilidade paleogeográfica e paleoambiental das sequências sedimentares, em particular carbonatadas, utilizando os exemplos do Jurássico da BL.
iii) Observar as principais rochas com potencial de geração de hidrocarbonetos do Jurássico (Inferior e Superior) e do Cretácico da BL.
iv) Observar evidências da interação entre sedimentação carbonatada e diapiros de sal.

Entre os dias 13 e 17 de março deste ano realizou-se a excursão geológica de campo na Bacia Lusitânica (bacia sedimentar mesozóica na região centro-oeste de Portugal), a pedido da SHELL e organizada pela empresa GeoLogica (Portugal), do geólogo Pedro Barreto, antigo aluno de Geologia da Faculdade.

A saída de campo nas zonas de Serra dos Candeeiros, Pedrógão, São Pedro de Moel, Nazaré, Óbidos, Peniche contou com a orientação científica de Ana C. Azerêdo, professora do Departamento de Geologia da Ciências ULisboa e investigadora do Instituto D. Luís; Ricardo Pereira, investigador do IDL Ciências ULisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, também antigo aluno da Faculdade e Pedro Barreto.

Os 12 geólogos da SHELL - geofísicos/petrofísicos e engenheiros de reservatório - são especialistas na área profissional da exploração de reservatórios carbonatados e desta forma puderam observar sequências de rochas carbonatadas em afloramento, i.e., no campo, a diversas escalas, com utilidade como análogos de potenciais cenários de exploração de reservatórios.

grupo de pessoas observa rochas carbonatadas em afloramento
A saída de campo foi organizada pela empresa GeoLogica, de Pedro Barreto, antigo aluno de Geologia da Faculdade, a pedido da SHELL
Fonte GeoLogica & SHELL

Este tipo de atividade enquadra-se como prestação de serviço de I&D através da FCiências.ID, gerando fundos que visam apoiar a investigação.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt