Melhorar as aprendizagens em Matemática

Professores da Ciências ULisboa integraram equipas da Direção Geral de Educação, criadas para definir as aprendizagens essenciais para a Matemática do Ensino Secundário

menina a escrever num papel com formulas matemáticas

As novas aprendizagens essenciais entrarão em vigor a partir do ano letivo 2024/2025

Greg Rosenke [Unsplash]

Foi publicado o despacho de homologação das novas “Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário”, documentos da Direção Geral de Educação (DGE) que constituem um referencial para as decisões das escolas relativas ao ensino e avaliação da Matemática. Na sua produção estiveram envolvidos vários professores e especialistas em Matemática e Didática da Matemática, entre eles dois professores da Ciências ULisboa.

Os documentos definem um conjunto comum de conhecimentos indispensáveis a adquirir, bem como de capacidades e atitudes a desenvolver por todos os alunos do Ensino Secundário em cada componente do currículo ou disciplina, tendo por referência o ano de escolaridade. As recomendações aplicam-se às disciplinas: Matemática A, Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Matemática para o Ensino Profissional.

Contribuíram para a produção destes documentos Carlos Albuquerque, professor do Departamento de Matemática (DM) e Maria Eugénia Graça Martins, professora aposentada do Departamento de Estatística e Investigação Operacional.

“Tratou-se de trabalhos intensos, em equipas multidisciplinares, que além de matemáticos contaram ainda com especialistas em educação e professores dos níveis de ensino a que se destinavam”, conta Carlos Albuquerque.

Entrevista do jornal PÚBLICO ao professor Carlos Albuquerque.

As “Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário” entrarão em vigor a partir do ano letivo de 2024/2025.

 

Equipas de trabalho

Em 2018, a DGE criou um Grupo de Trabalho de Matemática (Despachos n.º 12530/2018 e n.º 7269/2019) com o intuito de definir aprendizagens essenciais, por ano e disciplina, tornando-as claras para os docentes, alunos e famílias, cuja missão foi “proceder à análise do fenómeno do insucesso, tendo em vista a elaboração de um conjunto de recomendações sobre a disciplina de Matemática - ensino, aprendizagem e avaliação". Deste Grupo de Trabalho fez parte o professor Carlos Albuquerque.

As recomendações foram publicadas em 2020, tendo a primeira refletido a urgência na elaboração de um novo currículo de Matemática para todos os ciclos de escolaridade - do 1.º ciclo do Ensino Básico ao final do Ensino Secundário.

Foram então criados dois grupos: o grupo de trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico - do qual fizeram parte Maria Eugénia Graça Martins e Carlos Albuquerque -, e o grupo de trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário - do qual fez parte Maria João Gouveia, professora do DM e subdiretora da Faculdade. Este último grupo produziu as novas “Aprendizagens Essenciais de Matemática para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos”, que entraram em vigor no presente ano letivo.

Marta Tavares, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt