Investigador do MARE envolvido em programa de rádio sobre alimentação sustentável

alimentos

O programa de rádio foi transmitido pela Antena 1 entre 6 e 17 de fevereiro de 2023

Antena 1

O programa da Antena 1 intitulado “Os desafios da alimentação sustentável”, que contou com a colaboração da ULisboa, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Universidade do Algarve (UA), foi lançado a 6 de fevereiro. Envolvido neste projeto esteve Bruno Pinto, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), polo da Ciências ULisboa.

O programa da jornalista Eduarda Maio apresenta dez projetos de investigação sobre alimentação sustentável, centrando-se no trabalho dos cientistas na procura de soluções para melhorar a alimentação e reduzir o desperdício de diferentes indústrias. São retratados temas diversos como a incorporação de recursos marinhos em massas secas, o uso de insetos na alimentação humana, ou o aproveitamento de resíduos do leite na produção de fibras.

Trata-se de uma série de dez episódios, cada um com cerca de dez minutos, que foram transmitidos diariamente entre 6 e 17 de fevereiro, encontrando-se agora disponíveis para ouvir na RTP Play.

Para além de Bruno Pinto, estão também envolvidos no projeto Ana Matias, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da UA, e António Granado, professor da UNL. Os três conceberam a ideia do programa e obtiveram financiamento para a sua produção, através de um concurso aberto pelo Science Communication Lab de Munique, na Alemanha.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt