Exposição

“O Cálculo de Ontem e de Hoje”

instrumento matemático

Exposição está patente até 15 de abril

CCVL

Está patente na Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, em Santiago do Cacém, “O Cálculo de Ontem e de Hoje”, uma exposição didática concebida pelo Departamento de Matemática (DM) da Ciências ULisboa e pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em parceria com o Centro de Ciência Viva do Lousal (CCVL).

cartaz da exposição
Ficha técnica da exposição

Projeto científico: Adelaide Carreira, Carlos Albuquerque, Gracinda Gomes e Suzana Nápoles
Textos: Carlos Albuquerque, Suzana Nápoles
Colaboração: Ana Eiró
Design Gráfico: João Sotomayor


A exposição foi inaugurada a 11 de março e está patente até ao próximo dia 15 de abril.

Esta exposição pretende proporcionar uma viagem no tempo, mostrando diferentes ferramentas de cálculo que o homem foi concebendo para fazer as contas do quotidiano e se libertar de cálculos morosos. Tem como objetivo fazer repensar a importância da quantificação e o papel da aritmética no dia-a-dia, destacando a sua presença nos objetos tecnológicos que usamos.

O trabalho já tinha estado exposto no CCVL, entre fevereiro e outubro de 2015, tendo sido idealizada no âmbito das comemorações dos 100 anos da Ciências ULisboa.

Em Mondim de Basto está também patente a exposição “Matemática em jogo”, concebida pelo DM Ciências ULisboa, em parceria com o Centro Cultural de Belém. A exposição conta com uma parte histórica, onde se exploram alguns dos jogos de estratégia, que acompanham a humanidade desde tempos imemoriais até aos dias de hoje e pode ser visitada até ao dia 21 de abril.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt