Buracos negros poderão ter a resposta para a expansão do Universo

José Afonso, investigador no DF Ciências ULisboa e no IA, integra a equipa internacional que levou a cabo a investigação

Conceção artística de um buraco negro

A investigação indica que o crescimento dos buracos negros poderá estar relacionado com a expansão do Universo

NASA

Uma equipa internacional, da qual faz parte José Afonso, investigador no Departamento de Física (DF) da Faculdade e no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), lançou a hipótese de que os buracos negros poderão ter a resposta para a expansão acelerada do Universo.

O artigo, publicado no passado dia 15 de fevereiro, na revista científica The Astrophysical Journal Letters, dá conta que, em galáxias que aparentemente deixaram de crescer, o seu buraco negro central continua a aumentar a sua massa oito a 20 vezes mais do que o esperado.

O assunto teve destaque no site do IAstroplataforma EurekAlert!, SapoExpresso, entre outros media.

Segundo os investigadores, este aumento de massa dos buracos negros é coerente com o crescimento do próprio Universo no mesmo período de tempo, pelo que o crescimento dos buracos negros poderá, de alguma forma, estar vinculado à própria expansão do Universo.

No vídeo que se segue, José Afonso explica a relevância e as implicações desta pesquisa.

GJ Ciências ULisboa com Grupo de Comunicação de Ciência do IA