Frontiers in Marine Science

Primeiro berçário de tubarões no Atlântico Este descrito em Cabo Verde

Equipa de investigadores identificou a presença de recém-nascidos de cinco espécies de tubarão em risco de extinção

tubarão-martelo

O tubarão-martelo é uma das espécies em risco de extinção

Vasco Pissarra

Estudo recentemente publicado na revista Frontiers in Marine Science revela zona de berçário de tubarões na baía de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde. Albergando juvenis de várias espécies ameaçadas, incluindo o icónico tubarão-martelo, trata-se de uma região única no Atlântico Este.

O estudo liderado por Rui Rosa, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e professor no Departamento de Biologia Animal, foi desenvolvido em conjunto com uma equipa de onze investigadores portugueses e cabo-verdianos, de nove entidades: Ciências ULisboa, MARE/ ARNET - Aquatic Research Network, Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, Associação para a Investigação do Meio Marinho, Environmental Economics Knowledge Center (Nova School of Business and Economics), Associação Sphyrna, Inspeção Geral das Pescas de Cabo Verde, Instituto de Engenharia e Ciências do Mar (Universidade Técnica do Atlântico), Centre for Research into Ecological and Environmental Modelling (University of St Andrews).

“A identificação e proteção de áreas de berçário é crucial para a conservação dos tubarões, um dos grupos de animais mais ameaçados a nível mundial.” Rui Rosa

Através da monitorização da captura acidental de tubarões e da integração das observações e conhecimento de pescadores locais, a equipa de investigadores evidenciou o uso consistente e preferencial desta zona por recém-nascidos de, pelo menos, cinco espécies de tubarões, todas elas sob risco iminente de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Baia de Sal Rei
O berçário de tubarões situa-se na baía de Sal Rei, ilha da Boa Vista, em Cabo Verde
Fonte Vasco Pissarra

“A relevância da região é claramente reconhecida pela comunidade local de pescadores” salienta Rui Rosa. Sendo também utilizada por mamíferos e tartarugas marinhas, “a proteção da baía de Sal Rei será importante não só para os tubarões, mas também para a conservação de toda uma diversidade de organismos marinhos altamente carismáticos e para o uso sustentável dos recursos marinhos na região”, acrescenta.

O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação NGANDU, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.

O assunto teve destaque na área de notícias do MARE e na plataforma EurekAlert!.

MARE com GJ Ciências ULisboa