Em homenagem

Eduardo Veloso (1928-2022)

Eduardo Veloso
Eduardo Veloso
Fonte APM

Nascido em Lisboa em 1928, Eduardo Veloso licenciou-se em Matemática em 1951, na Ciências ULisboa. 

Foi no Instituto Superior Técnico, onde entrou em Engenharia Mecânica, que Eduardo Veloso descobriu que gostava muito mais de Matemática do que de Engenharia. Ao fim do 2.º ano, pediu transferência de curso e foi estudar Matemática para a Ciências ULisboa.

Em Ciências, teve como professor Sebastião e Silva que o propôs para uma bolsa de investigação para doutoramento em Mainz, na Alemanha, que não recebeu por razões políticas, e foi assistente do professor Vicente Gonçalves em Matemáticas Gerais.

Fez o seu percurso profissional como matemático na TAP, onde durante mais de três décadas integrou as tripulações como navegador.

Apesar de impedido de fazer o doutoramento na Alemanha, não se desligou da investigação em matemática. Enquanto estava na TAP continuou a fazer parte do centro de estudos criado pelo professor Sebastião e Silva. Nessa altura, surgiu uma oportunidade de uma bolsa do governo francês para fazer investigação durante dois anos em Paris a trabalhar com o célebre matemático Laurent Schwartz. Para poder ir para França, Eduardo pediu uma licença sem vencimento na TAP.

Ainda antes de se reformar da TAP aos 60 anos, como já tinha a paixão pelo ensino e pela divulgação da Matemática, deu aulas no Departamento de Educação da Ciências ULisboa e, quando se reformou, inscreveu-se como aluno livre no mestrado em Educação da Matemática. A partir daí ficou ligado ao ensino da Matemática.

Nos últimos anos escreveu vários livros para professores de Matemática e afirmou: “essencialmente, acho que o melhor contributo que podemos dar é deixar coisas escritas”.

Nota de redação: Eduardo Veloso faleceu no dia 27 de dezembro de 2022.

Suzana Nápoles, professora aposentada do DM Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt