Rede Portuguesa de Monitorização Costeira

CoastNet integra Programa da Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030

Infraestrutura de investigação do MARE, Ciências ULisboa e Universidade de Évora

Boia na foz do estuário do Tejo

Boia do CoastNet instalada junto à foz do estuário do Tejo, para medição contínua de variáveis ambientais como temperatura e salinidade da água

Bernardo Quintella

“A ONU considerou a CoastNet a parceira portuguesa mais adequada para a monitorização de biodiversidade em Portugal. Estando no programa da ONU, a infraestrutura ganha maior credibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipa, abrindo também maiores possibilidades de colaboração e estabelecimento de parcerias a nível nacional e internacional”, explica o cientista José Lino Costa, coordenador da rede e professor no Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa.

"Ter uma monitorização regular de variáveis ambientais de acesso livre à comunidade científica, e à sociedade em geral, é um dos objetivos da Década dos Oceanos. A CoastNet contribui neste sentido, uma vez que Portugal tem uma grande extensão de área marítima no Atlântico Norte”, acrescenta a cientista Paola Castellanos, que liderou este processo de candidatura.

A Rede Portuguesa de Monitorização Costeira (CoastNet) integra o Programa da Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e representa Portugal neste programa da ONU, segundo notícia divulgada pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), em novembro passado.

A CoastNet é uma infraestrutura de investigação do MARE, da Ciências ULisboa e da Universidade de Évora.

Esta infraestrutura integra um sistema de deteção remota costeiro. Usa imagens de satélite, medições contínuas de variáveis ambientais (tais como a temperatura ou a salinidade), nomeadamente nos estuários dos rios Mondego, Tejo e Mira e ao longo da costa para deteção de animais marinhos marcados. A informação recolhida é disponibilizada quase em tempo real através de um geoportal de acesso livre.

O conhecimento científico resultante da CoastNet tem sido importante para promover a investigação e a conservação da biodiversidade marinha nacional e é um suporte essencial para o desenvolvimento da Economia azul portuguesa. A CoastNet integra outras redes internacionais de monitorização de ecossistemas aquáticos costeiros.

MARE com Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt