Seminário

Porque o óleo tem mais vidas

Sala 1.3.20, Ciências ULisboa

Seminário no âmbito da unidade curricular “Impacto Ambiental e Análise do Ciclo de Vida”, LEEA

A Ecolub, marca registada da SOGILUB, é a referência visível em todo o território nacional para a implementação, organização e gestão do Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados (SIGOU).
Tendo sido licenciada pela primeira vez em 2005, posteriormente em 2015 e obtido uma nova Licença em 2021. A gestão do SIGOU envolve a coordenação de diversos intervenientes que asseguram a recolha dos óleos lubrificantes usados junto dos produtores, o transporte para as unidades de armazenagem dos operadores de gestão de resíduos e a sua valorização através da regeneração ou reciclagem do óleo lubrificante usado. O SIGOU é financiado essencialmente pelo Ecovalor, prestação financeira cobrada aos produtores de óleos novos por cada tonelada de óleo lubrificante novo que colocam pela primeira vez no mercado nacional.
Com o Ecovalor, além da organização e gestão operacional do SIGOU é ainda possível apoiar projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e desenvolver ações de Sensibilização, Comunicação e Educação (SC&E).

14h40-15h40
Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia | Ciências ULisboa