Obituário

Homenagem a Carlos Sousa Reis

Carlos Sousa Reis
Imagem cedida pela família de Carlos Sousa Reis

O Carlos Reis partiu.

A sua actividade é amplamente conhecida pelos investigadores e professores na área do mar. Como biólogo fez investigação no domínio dos cefalópodes e das pescas.

Foi vice-presidente e presidente do INIP - Instituto Nacional de Investigação das Pescas, entre 1987 e 1992, e do IPIMAR - Instituto Português de Investigação do Mar, entre 1992 e 1996; organismos que precederam o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera na área do mar.

Foi membro do "Scientific Technical Economic Committee for Fisheries" da União Europeia, entre 1988 e 1996; delegado nacional no ICES "International Council for the Exploration of the Sea" e membro do "Advisor Council for Fishery Management" de 1990 a 1996; administrador executivo do ICAT - Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), entre 1997 e 1999; membro do European Environmental Advisory Council, em 2003, e chairman do "Working Group on Coastal Zones and Marine Environment", entre 2003 e 2004.

Foi membro da Comissão de Estratégia dos Oceanos - Presidência do Conselho de Ministros, em 2003 e 2004; coordenador do Programa Finisterra no âmbito do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e do Ambiente, entre 2003 e 2005; vogal do Conselho Nacional da Água, entre 1995 e 2005; e membro da direcção do Fórum Permanente dos Assuntos do Mar, em 2008.

Em 2004 foi agraciado com o Prémio do Mar Rei D. Carlos.

É como pessoa, amigo e professor da Ciências ULisboa, nos domínios da Ecologia Marinha, Recursos Vivos Marinhos, Pescas e Ordenamento do Litoral que o queremos recordar.

Os alunos aprenderam muito com Carlos Reis, sobre polvos, cefalópodes, mar e pescas, investigação, mas também sobre como viver e crescer! Porque é disso que é feita a aprendizagem na universidade – aprender a ser adulto e a ser profissional. E os amigos aprenderam que se podia discutir acesamente com ele a ciência, a política, a vida, com opiniões opostas e depois ir “beber um copo”.

O Carlos era um homem de afectos.

Era (ainda custa o tempo verbal) uma pessoa corajosa, carismática e encantadora. Marcou-nos com ideias e acções inovadoras e provocadoras. Muitos admiram-lhe as acções, outros criticam-nas, poucos ficaram indiferentes. E haverá melhor maneira de ser recordado?

Até sempre Carlos Reis!

Nota da redação: as autoras não seguem o atual Acordo Ortográfico.

Maria José Costa (Zita), professora catedrática aposentada da Ciências ULisboa e Patrícia Napoleão, antiga aluna e coordenadora do Centro de Diagnóstico Molecular - iMM
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt