Opinião

O aparecimento da Filosofia da Inteligência Artificial em Portugal

Imagem de um cérebro em fundo digital

A Filosofia da Inteligência Artificial e da Computação surgiu pela primeira vez em Portugal no CFCUL Ciências ULisboa

Pixabay, Gerd Altmann
Paulo Castro
Paulo Castro
Fonte CFCUL

João Cordovil
João L. Cordovil
Fonte CFCUL

A linha de investigação em Filosofia da Inteligência Artificial e da Computação surgiu pela primeira vez em Portugal na Ciências ULisboa, nomeadamente, no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), com o intuito de contribuir para um debate que interessa à sociedade no seu todo.

O desenvolvimento vertiginoso e imparável dos algoritmos de deep learning sobre big data vai desde o funcionamento das redes sociais, passando pela automação inteligente dos transportes e meios de produção, até ao controlo de armamento e fontes de energia.

É impossível não pressentir que as consequências e implicações do desenvolvimento da IA são profundas e radicais. Porém, estas consequências e implicações são ainda muito incertas. Estão por problematizar e por pensar.

Os investigadores na área da IA vêem-se frequentemente confrontados com múltiplas questões éticas, legais, sociológicas e filosóficas que tipicamente ultrapassam os limites de especialização das Ciências da Computação.

O que é a consciência? O que é o pensamento? Como pensar os limites éticos da IA? Questões, entre tantas outras. Problemas com que a Filosofia se tem debatido desde sempre, desenvolvendo estratégias de análise que podem vir a ser de grande utilidade às Ciências da Computação. Por outro lado, também podemos pensar sobre o próprio impacto da IA na sua aplicação à atividade científica.

Poderá a IA alterar significativamente a forma de produzir ciência? Poderá a IA ter a capacidade de produzir, por si só, resultados cientificamente relevantes? Poderá a IA ter capacidade, inclusive, de produzir ciência? Os problemas da Filosofia da Ciência carecem de um conhecimento mais específico sobre a realidade técnica da IA.

Dada a magnitude da transformação em curso pela presença da IA nas mais diversas áreas, é evidente a necessidade urgente de espaços de encontro que contribuam para a criação de sinergias entre as diversas áreas da comunidade científica em torno desta nova temática em Portugal.

Nota da redação: O 1º Simpósio Português sobre Filosofia e IA , subordinado ao tema - ser humano na era da IA - realiza-se nos dias 20 e 21 de outubro, no Fórum Cultural de Alcochete. O acontecimento é organizado pela Câmara Municipal de Alcochete e a coordenação científica é da responsabilidade da NOVA IMS e do CFCUL.O programa conta com vários oradores, destaque para os cientistas da Ciências ULisboa Anna Ciaunica, Helder Coelho (professor emérito do Departamento de Informática da Ciências ULisboa), João L. Cordovil, Klaus Gärtner, Luís Correia e Paulo Castro.

João L. Cordovil e Paulo Castro, investigadores do CFCUL Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt