Concursos de Projetos Exploratórios (CMU Portugal, MIT Portugal e UT Austin Portugal)

Feixes luminosos
Photo by Marius Masalar on Unsplash

A FCT informa que as candidaturas para os concursos de Projetos Exploratórios no âmbito das parcerias Internacionais da FCT - CMU Portugal, MIT Portugal e UT Austin Portugal - encontram-se a decorrer até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 17 de novembro de 2022.

O programa UT Austin Portugal abrange as seguintes áreas temáticas: Computação Avançada; a Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro; os Nanomateriais para Novos Mercados; e as Interações Espaço-Terra. Os projetos serão apoiados por um período máximo de 12 meses, estando prevista uma dotação orçamental global de 200 mil euros para o concurso.

O programa da Carnegie Mellon University (CMU) visa o desenvolvimento de atividades de investigação que promovam a competitividade e a capacidade de inovação em ciência e tecnologia na internacionalização de Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 400 mil euros e cada projeto será apoiado pelo prazo de 12 meses.

As candidaturas do programa MIT Portugal devem considerar a criação de soluções inteligentes que promovam a competitividade da economia portuguesa e estimulem abordagens multidisciplinares. A dotação orçamental prevista é de 400 mil euros, sendo que o limite máximo de financiamento de cada projeto é de 50 mil euros. Os projetos devem abordar as seguintes áreas temáticas: Alterações Climáticas e Ciência do Clima; Sistemas Terrestres: dos Oceanos para o Espaço; Transformação Digital na Indústria; Cidades Sustentáveis; e Ciência de Dados.

Os concursos agora abertos fazem parte da 3.ª edição dos projetos exploratórios da fase que iniciou em 2018, tendo sido aprovados nas edições anteriores 45 projetos, num financiamento total de 2.398.605,43 €.

Mais informações nas páginas dos programas CMU Portugal, MIT Portugal e UT Austin Portugal.