Lançamento do livro

Sacadores de Corcho - Tiradores de Cortiça: una memoria oral

Azaruja, Évora
Capa do livro "Sacadores de Corcho - Tiradores de Cortiça: una memoria oral"

A publicação resulta de um projeto de investigação acerca da cultura florestal ibérica, com entrevistas a tiradores vivos, ativos desde a década de 1950. Durante a sessão de lançamento, inserida nas atividades do Festival Suro, terá lugar uma apresentação do referido estudo pelo autor, o diretor da Euronatura e investigador do CIUHCT-FCUL, Ignacio García Pereda.

Durante cerca de dois séculos, muitas florestas e montados de sobreiros da península têm sido geridos para alimentar o setor mundial da cortiça. Neste universo, cuidar dos sobreiros e aproveitá-los faz parte de um património onde foram aplicadas novas ciências, como a silvicultura, desde a segunda metade do século XIX. Assim, os tiradores de cortiça, artesãos do trabalho florestal, criaram pouco a pouco uma nova técnica, respeitadora das árvores, e um novo conhecimento, graças aos lucros provenientes da gestão florestal e suberícola. Para destacar este trabalho florestal, foram realizadas entrevistas em aldeias de Espanha e Portugal. O resultado final permite o desenvolvimento de uma campanha de comunicação atrativa sobre a cortiça, de uma forma fresca e inovadora.

No atual contexto, em que o sector corticeiro ibérico se apresenta como um dos mais importantes do mundo rural, a sua cultura técnica florestal deve ser estudada e reconhecida. Até ao momento, não foi prestada a atenção devida quer ao teor, quer ao impacto desta história cultural. É esta falha que o presente projeto pretende colmatar, contribuindo simultaneamente para um melhor conhecimento da realidade rural ibérica.

10h30