Crónicas em Ciências

Roteiro Entremarés - Levar a sala de aula até à praia

Jovens na praia

A aplicação Roteiro Entremarés, resultante de um trabalho de mestrado no Departamento de Informática da Ciências ULisboa, em colaboração com o Instituto de Educação da ULisboa, fornece este suporte tecnológico em visitas a dois ecossistemas da costa portu

unsplash, Joshua Sazon
cARLOS dUARTE
Carlos Duarte
Imagem cedida por CD

Um dos problemas que o ensino tradicional pode ter é a falta de ligação entre o que é aprendido na sala de aula e aquilo que é percecionado fora dela. É por esta razão que as visitas de estudo são tão valorizadas. Se utilizada da melhor maneira, a tecnologia pode potenciar a aprendizagem dos conteúdos aprendidos em sala de aula, mas pode também ajudar os alunos a consolidarem os seus conhecimentos durante visitas, quer escolares, quer autónomas.

A aplicação Roteiro Entremarés, resultante de um trabalho de mestrado no Departamento de Informática da Ciências ULisboa, em colaboração com o Instituto de Educação da ULisboa, fornece este suporte tecnológico em visitas a dois ecossistemas da costa portuguesa, ricos em biodiversidade: o Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, e a zona da Área Marinha Protegida das Avencas, em Cascais.

Imagens de app
Ao longo dos percursos os utilizadores podem capturar e anotar os avistamentos das diferentes espécies que encontram bem como resolver alguns puzzles

O Roteiro Entremarés é a segunda aplicação que resulta da colaboração entre o DI Ciências ULisboa e o IE ULisboa, depois da publicação em 2017 da aplicação Roteiro dos Descobrimentos.

Esta aplicação - disponível para a plataforma Android -, oferece aos seus utilizadores informação sobre os dois ecossistemas, organizada em vários percursos. Ao longo dos percursos os utilizadores podem capturar e anotar os avistamentos das diferentes espécies que encontram bem como resolver alguns puzzles. Quando num contexto de visita de estudo, os alunos podem partilhar entre si e com o seu professor os artefactos que vão encontrando, tudo isto sem necessidade de uma ligação à internet.

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.
O recurso didático teve destaque no Portal SAPO

 

Carlos Duarte, professor Departamento de Informática Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt